Pediculose Pubiana

O QUE É?

A pediculose pubiana, ou ftirose, é considerada pelos pesquisadores como a doença sexualmente transmissível mais contagiosa, expressa pela infestação de piolhos Pthirus púbis principalmente nos pêlos da região pubiana.

Agente etiológico:

Pthirus púbis, popularmente conhecido como “Chato”. Inseto do grupo dos piolhos, um parasita hematófago.

TRANSMISSÃO:
A transmissão se dá por contato íntimo com pessoa infectada, podendo ocorrer também com roupas de uso pessoal, roupas de cama e toalhas.

Áreas Afetadas

O “Chato” habita pêlos da região pubiana principalmente, mas pode ser encontrado nas coxas, baixo tórax, axilas, barba, couro cabeludo e até mesmo cílios.

SINTOMAS

O chato aloja-se na base dos pêlos, onde põe seus ovos. Os sintomas surgem entre uma e duas semanas após o contato com o parasita. A pessoa infectada sente coceira na região com piolhos e lêndeas, podendo ocorrer alterações na região picada, com formação de ferimentos semelhantes a urticárias, bolhas e manchas azuladas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito pela verificação da presença de piolhos e lêndeas na base dos pêlos ou na pele da região afetada.

PREVENÇÃO

Evitar o contato com piolhos e evitar fixação de lêndeas. Manter higienização do corpo.

TRATAMENTO

Medicamentos usados no combate específico da pediculose e da escabiose (sarna) são aplicados na região afetada dois dias consecutivos e repete-se o procedimento sete ou dez dias depois. A primeira aplicação combate os indivíduos adultos dos piolhos, enquanto a segunda combate indivíduos de ovos que não eclodiram na primeira aplicação.

Pessoas que vivam na mesma casa ou mantenham relações sexuais com portador de pediculose pubiana deve receber tratamento preventivo. Aconselha-se o descarte de roupas infectadas para evitar re-infestação.


FÁRMACOS:

- Solução de Lindane a 1%

Gestantes:

- Enxofre precipitado a 5-10%: aplicação tópica à noite, por 3 dias.

- Benzoato de benzila a 25%: aplicação tópica à noite, por 3 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário