Sarna (Escabiose)

O QUE É?

Com certeza a Sarna é uma das infecções parasitárias mais conhecidas. Essa doença que pode ocorrer tanto em humanos quanto animais (Quem nunca ouviu falar de um cachorro "sarnento"?), é causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei (Imagem a baixo).
 Sarcoptes scabiei 

Esse bichinho (que na verdade é minúsculo) é capaz de perfurar e penetrar nossa pele em questão de minutos. Dentro de quatro a seis semanas depois, o infectado sente uma coceira intensa, e a pele começa a sofrer lesões causadas tanto pela penetração do ácaro, quanto pelas coçaduras.

CURIOSIDADE: A reinfecção pode manifestar sintomas dentro de 24 horas!
Então, vamos saber um pouco mais sobre a Escabiose?

COMO SE ADQUIRE

Boa parte das transmissões ocorre em relações sexuais e por isso a sarna pode ser considerada uma DST. No entanto, a transmissão através de outros contatos físicos não-sexuais ou através do uso de objetos pessoais de um infectado, também são possíveis, apesar de mais raros.

EM QUE PARTE DO CORPO

Geralmente as partes mais infectadas são os punhos, as axilas, o ventre, as nádegas, os seios e os órgãos genitais masculinos. Em crianças e idosos pode se manifestar em mais partes.


DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito pela visualização das lesões e sua localização. Bem simples.

PREVENÇÃO

"Embora os ácaros morram facilmente, as lesões e infecções secundárias podem demorar para ser curadas, o paciente deve tomar cuidado para evitar reinfestações: suas roupas devem ser esterilizadas, e todos os membros de seu círculo social (como parentes, companheiros de cela e parceiros sexuais) devem ser tratados de modo similar - e mais importante, de modo simultâneo. É por conta das reinfestações que há dificuldade em erradicar a sarna de presídios." (Fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário