Candida albicans |
O QUE É?
É uma infecção causada por fungos. O mais comum é o chamado "Candida Albicans" que está presente na flora microbiana genital e do sistema digestivo (inclusive na boca) da maioria das pessoas. Para você ter uma ideia, sob circunstâncias normais, a Candida albicans pode ser encontrada em 80% da população humana sem que isso cause nenhum prejuízo a saúde. Na verdade a infecção só acontece quando esse fungo se encontra em excesso no nosso corpo.
É importante lembrar que quando um indivíduo com candidíase tem contato íntimo com outra pessoa e esta é infectada, neste caso ela é considerada uma DST, e ocorre por transmissão apenas em homens.
CURIOSIDADE: Levedura "gay" pode causar doença mais grave, indica estudo.(Ricardo Bonalume Neto, da Folha de S.Paulo)
"Toda forma de sexo vale a pena, se você é um fungo. Por mais de um século se achou que o fungo da espécie Candida albicans era assexuado. Depois viu-se que ele também fazia sexo. E agora três pesquisadores mostraram que a reprodução sexuada também pode ocorrer entre células do mesmo sexo, uma forma de "homossexualidade", como divulgou a própria revista "Nature", onde o estudo está descrito hoje. (...)"
EM QUEM PODE OCORRER?
É mais comum entre as mulheres (Já que o órgão genital da mulher é um ambiente mais propicio para a reprodução de fungos: Calor + Umidade), mas também pode ocorrer nos homens (por transmissão através do contato intimo com uma parceira infectada) e bebês que nascem de parto normal de mãe infectada.
EM QUAL PARTE DO CORPO?
Em qualquer parte da pele humana, mas afeta com mais frequência a parte interna da boca e os órgãos genitais. Uma outra manifestação desta doença é a candidíase intestinal que pode se disseminar por todo o corpo, sendo chamada de candidíase sistêmica.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sintomas dependem do tecido infectado.
Na boca: placas cremosas, brancas e dolorosas.
Candidíase vaginal, na mulher: Coceira na vagina, vermelhidão na parte genital exterior, dor ou ardor ao urinar, corrimento branco espesso e dor durante as relações.
Balanopostite, candidíase no homem: Dor durante o contato íntimo, assadura na glande, ardor ao urinar, leve inchaço do órgão genital masculino e em alguns homens pode surgir também um eventual corrimento, semelhante ao sêmen. No homem os sintomas só se manifestam quando existe uma grande quantidade do fungo no órgão genital e, em pequena quantidade é normal que o homem não apresente nenhum sintoma apesar de estar infectado.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Na mulher é possível diagnosticar apenas através da observação dos seus sintomas, não sendo necessário realizar exames complementares. No entanto, quando os sintomas são brandos, é possível diagnosticar através do papanicolau. Já nos homens, como os sintomas nem sempre aparecem, pode ser indicada a retirada de parte da secreção para análise microscópica.
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
Com medicamentos e uma dieta especifica (pobre em açúcares, carboidratos e amidos, e rica em vitamina A e D) que favorece o sistema imune. As medicações antifúngicas devem ser aplicadas diretamente na área infectada. No caso da candidíase sistêmica, recomenda-se tomar remédio em forma de comprimido.
PREVENÇÃO
- Evitar roupas íntimas que não sejam de algodão;
- Lavar a região genital somente com água e sabonete neutro ou próprio para a região;
- Sempre que possível, dormir sem roupas íntimas;
- Evitar usar diariamente meia calça ou calça comprida muito justa;
- Prefira papel higiênico branco e sem perfume;
- Evite absorventes internos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário