O QUE É?
É uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado) – um organismo unicelular com um flagelo semelhante a um chicote.
Acomete o órgão genital, a uretra, a próstata e a bexiga de homens; Nas mulheres, são afetados a vulva e a uretra, além do colo uterino, podendo causar uma Inflamação do colo do útero e da mucosa vaginal.
A incubação para as mulheres – tempo decorrido entre a infestação e a manifestação dos primeiros sintomas da doença – leva cerca de cinco a sete dias; para os homens, este período pode se prolongar por semanas.
Trichomonas vaginalis |
SINTOMAS
Corrimento vaginal espesso ou espumoso, com cor verde/amarela e com cheiro intenso;
Prurido na região (sensação na pele que provoca vontade de coçar) e/ou irritação vulvar;
Dor no baixo abdômen;
Dor no ato sexual;
Pode apresentar disúria (dor ou dificuldade ao urinar) ou polaciúria (necessidade frequente de urinar);
Corrimento vaginal espesso ou espumoso, com cor verde/amarela e com cheiro intenso;
Prurido na região (sensação na pele que provoca vontade de coçar) e/ou irritação vulvar;
Dor no baixo abdômen;
Dor no ato sexual;
Pode apresentar disúria (dor ou dificuldade ao urinar) ou polaciúria (necessidade frequente de urinar);
Mulher com Tricomoníase |
Secreção Vaginal |
Observações:
O processo inflamatório intenso na genitália e no colo do útero pode facilitar a penetração do HIV no organismo.
Mais da metade das mulheres portadoras de tricomoníase vaginal são completamente assintomáticas.
Normalmente não há expressão dos sintomas, no entanto:
- Pode apresentar desconforto e prurido no pênis;
- Corrimento branco;
- Dor/ardor ao urinar ou ejacular.
Homem com Tricomoníase |
DIAGNÓSTICO
Para o diagnóstico das infecções genitais, utiliza-se comumente o exame direto (a fresco) do conteúdo vaginal. Colhe-se uma gota do corrimento e observa-se os parasitas flagelados movimentando-se ativamente entre as células epiteliais e os leucócitos.
É possível realizar um “Teste do pH vaginal”, é um teste simples e rápido, feito com uma fita de papel indicador de pH colocada em contato com a parede vaginal, durante um minuto; deve-se tomar cuidado para não tocar o colo, que possui um pH básico, o que pode causar distorções na interpretação; valores acima de 4,5 sugerem tricomoníase.
Nos homens as secreções provenientes da extremidade do pênis devem ser colhidas de manhã, antes de urinar, que são examinadas no microscópio e enviadas ao laboratório para cultura. Uma cultura da urina também pode ser útil, porque é mais provável que se detectem Trichomonas que não se encontraram no exame ao microscópio.
TRATAMENTO
O tratamento da tricomoníase é feito com antibióticos específicos, porém, uma das maiores dificuldades para o diagnóstico correto dessa doença é que a maior parte dos pacientes, antes de procurar o urologista ou ginecologista, recorrem a tratamentos caseiros. Essa prática evidentemente dificulta o tratamento adequado.
Metronidazol |
Uma única dose de metronidazol cura até 95 % das mulheres infectadas, desde que os seus parceiros sexuais recebam tratamento simultaneamente. Como não se sabe com certeza se uma única dose é eficaz nos homens, costuma-se tratá-los durante 7 dias.
Para alívio dos sintomas, pode-se associar o tratamento tópico com Metronidazol Gel a 0,75%, 1 vez ao dia, por 7 dias.
Existem também outros medicamentos disponíveis no mercado. Durante o tratamento, deve-se suspender as relações sexuais.
Contradições no Tratamento
Se for tomado com álcool, o metronidazol pode causar náuseas e vermelhidão da pele, assim como uma diminuição no número de glóbulos brancos e, nas mulheres, uma maior susceptibilidade às infecções vaginais por leveduras (candidíase genital). Provavelmente será melhor evitar o metronidazol durante a gravidez, pelo menos durante os 3 primeiros meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário